domingo, 30 de setembro de 2012

Retornando ao blog!


    • Como forma de dar conta de um apanhado geral das aulas trabalhadas com minha turma neste semestre, aproveito o relatório solicitado pela Marilda.
    • Escolhi postar desta forma porque senti necessidade de voltar ao blog, mas para tanto devo apontar como tem sido os encaminhamentos das propostas. E na sequência, então, tratarei de trazer as propostas, dilemas e avaliação das aulas de cada semana.

    31/07: volta às aulas. Atividade de avaliação parcial das atividades do 2º trimestre como forma de recordar a proposta e temas abordados até então. Foram usados como dispositivos um questionário individual e um quebra-cabeça para montagem em grupos (cada grupo recebeu um conjunto de peças contendo imagens trabalhadas em aula e de registros de atividades a serem organizadas juntamente com palavras usadas para respostas nos questionários desta mesma aula)
    07/08: atividade na sala de multimídia. Apresentação de imagens e vídeos para tensionar a produção de desenhos, objetos e narrativas dos alunos oriundos das propostas anteriores às férias.
    14/08: nesta aula assistimos o filme Wall.e com o objetivo de relacionar o tema “consumismo, poluição e degradação do meio ambiente”. Estes temas encontram-se bastante presentes tanto na fala dos alunos quanto em seus trabalhos plásticos.
    21/08: neste dia tive uma surpresa ao chegar à escola! Era a “semana da gincana”. Então, me foi proposto auxiliar os alunos na elaboração de uma maquete que desse conta dos espaços e pontos de localização do bairro Dores – onde se situa a escola.
    28/08: Conforma combinado com a turma à duas semanas, para este dia estava programada a atividade trimestral de avaliação dos portfólios individuais. Porém, neste dia, tive somente os 10 primeiros minutos de aula. O suficiente para apenas recolher os portfólios dos estudantes , levar para a sala dos professores e avaliar, a partir deste instrumento, parte do processo das aulas. Enquanto isso a turma prosseguiu com o encontro semanal om um profissional de psicologia. Ao final desta atividade pude devolver aos estudantes os portfólios, ocupando alguns minutos da aula da disciplina de geografia.
    04/09: Para este dia foi proposto que, individualmente, cada estudante registrasse em forma de desenho algum lugar de passagem de seu dia-a-dia e fazendo relação com algum tema abordado/discutido em aulas anteriores.
    Estes últimos encontros com a turma foram oriundos de inúmeras modificações no plano de aula 04. Estas modificações foram necessárias em consequência de surpresas e contrapontos referentes semana da gincana da escola e visita do psicólogo.
    11/09: Início das atividades do plano de aula 05. No primeiro momento da aula proponho para a turma fazermos uma exposição no chão da sala com os desenhos da aula passada com o propósito de podermos visualizar num todo o que foi produzido e conversarmos sobre as propostas individuais apresentadas. Na sequência, proponho que produzam uma nova imagem reconstruindo a anterior, ou mesmo aproveitando a ideia/tema/espaço de algum colega. Para este desenho cada estudante deveria propor uma modificação no espaço apresentado.
    18/09: Neste dia, nosso encontro de 2 períodos novamente foram utilizados para a visita semanal do psicólogo.
    25/09: Atividade na sala de informática sobre a linguagem da Land Art como tema principal a partir de perguntas entregues impressas para guiar a pesquisa. Cada aluno, individualmente, trabalhou com o objetivo de responder as questões inicialmente propostas e as entregou no final do primeiro período. No segundo momento da aula nos dirigimos para a sala de multimídia para assistir ao vídeo “A história das coisas”. Ao final organizei uma discussão com a turma sobre os modos de ver a partir desta visualidade e as possibilidades de relações com as questões anteriormente pesquisadas pelos estudantes na sala de informática. Além disto, questionei sobre as relações que poderiam ter entre os assuntos pesquisados na internet, o vídeo e a produção de desenhos das duas aulas anteriores. Na próxima aula daremos continuidade a esta conversa.

    DEISE

Um comentário: