Após os encontros onde dialogamos sobre os meios de conformação e comportamento do corpo da mulher e os padrões estéticos de culturas extremamente distintas, parti para uma proposta artística com materiais livres, onde os estudantes criariam individualmente, ou em grupo, um padrão de beleza. As criações dividiram-se entre a exposição do seu gosto pessoal e o discurso de auto-aceitação. O trabalho ainda está em andamento e o próximo encontro se dará na concretização deste trabalho artístico.
No entanto, a escola está trabalhando com um “seminário integrado”, onde o tema central é a violência contra a mulher, e de todas as disciplinas, as Artes ainda não foram incluídas. Até aí tudo bem, acredito que posso trazer este tema e relacioná-lo com meu projeto, afinal, padrões de beleza ou as formas como algumas mulheres conformam seus corpos são questões que até hoje geram discussões em função da violência física ou verbal. Há vários casos do gênero e manifestações bem atuais que podem ser trabalhados no âmbito das artes. Penso em “Geyse Arruda” e penso em “Marcha das Vadias”; “Vanessa Beecroft” e quem sabe “Gina Pane”. Acredito que vai ser um novo desafio dar uma sumida nos plaos de aula já projetados e trabalhar um tema delicado que poderá vir a fugir do projeto se não bem estudado.
PS* na próxima postagem trarei imagens do encontro, os estudantes ainda estarão em processo e alguns trabalhos finalizados. :)
PS* na próxima postagem trarei imagens do encontro, os estudantes ainda estarão em processo e alguns trabalhos finalizados. :)
Penso que nossos planejamentos devem sempre possuir portas para que possamos deixá-las entreabertas. Deise
ResponderExcluirConcordo com a Deise, Rafa. Acho que vale a pena fazer a tentativa de colocar luz em outro tema dentro ainda da questão do teu projeto. O máximo que poderá acontecer será não funcionar mas estando eles envolvidos com a temática creio que poderá ser bem interessante.
ResponderExcluirabraço
marilda