segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Relato 15 - Luciana (Coronel Pilar)

Na aula de hoje observamos um ppt contendo ilustrações do Maurício de Sousa (que imitavam grandes obras de artes, e as imagens destas) e um trecho do filme Dreams, de Kurosawa. Vimos o sonho "Corvos",  que eu gostaria de ter passado em outra aula, mas não deu tempo. Tanto o ppt como o link para o filme eu já havia disponibilizado aqui no site, portanto, não vou repetir.
Pedi para que os alunos refletissem sobre a seguinte questão:

"Quando observo uma imagem, o que ela pode revelar sobre mim".

Baseados no Sonho "Corvos", eles poderiam elaborar uma resposta, mas não era necessário pensar somente no filme. Eles ficaram livres para relatar qualquer visualidade. Aqui estão algumas respostas que recebi:


"Sempre tento relacionar o que vejo com algum acontecimento da minha vida" (Isadora)

"Eu observo e vejo se já vi a imagem em algum lugar, observo e vejo se passei por aquilo, vejo se eu vivo naquela imagem" (Pedro)

"Elas, as vezes, interpretam exatamente o que eu estou sentindo, ou mostram o que eu preciso fazer". (Giovanna)

"Observo se consigo expressar algum sentimento, como ódio, amor, se essa arte me traz lembrança boa ou ruim". (Rafaela)

"Primeiro eu penso se ela repete algo que eu já tenha passado na vida, ela diz sobre meus pensamentos, minhas emoções?" (Gabriela)

"Quando vejo uma imagem, vejo o que me toca, o que me expressa" (Vinícius)

"Dependendo da imagem, ela pode dizer o que eu sinto, o que eu estou passando, ou o que eu ainda não senti. Ela pode dizer sobre a minha realidade ou sobre minhas fantasias, depende da minha imaginação" (Carlos)

Depois de comentarmos as imagens e o filme, sobrou alguns minutos, então passei o sonho "Raposa" para eles. Bateu e o filme ainda não havia terminado (faltava um minuto apenas), achei interessante, que ninguém levantou, eles esperaram terminar para se dirigir para a outra aula.

Um comentário:

  1. Obrigada por compartir teus achados...Há colocações muito interessantes sobre as quais vale a pena uma discussão mais ampliada.
    abraço
    marilda

    ResponderExcluir