Olá pessoal, estive trabalhando nas últimas aulas com a
temática da História da cidade (nossa história como disse uma estudante),
vinculando com a arquitetura, estive os auxiliando para que pudessem apresentar
na semana que vem, durante o passeio/estudo pela Estação Férrea, Vila Belga, Avenida
Rio Branco até a Praça Saldanha Marinho, um trabalho em dupla ou trio sobre um edifício
ou residência deste trajeto, articulando a história e a arquitetura. Durante
estas aulas organizaram-se os grupos, distribui textos que auxiliavam cada
grupo com elementos específicos sobre a escolha de cada um, e depois fomos até
a sala de informática para que pudessem procurar na rede mundial de
computadores sobre seus temas. Percebi que muitos elementos para estas
pesquisas foram propostas por mim, levando textos, conversando individualmente,
mas que durante as aulas muitos não estavam interessados na sua realização, e
já me relataram que não irão ao passeio pela cidade. Com certeza estou triste,
e um pouco decepcionada com o trajeto desta proposta, por não ter agido antes
que o desinteresse se instalasse, mas gostaria de auxilia-los durante a pesquisa
para que pudessem apresentar um bom trabalho. Não deu muito certo. Talvez seja
mais atraente para eles a sequencia desta proposta, trabalharemos com as fotos
do passeio e das suas pesquisas, assim como com os artistas já trabalhados, tentando
articular o fora (a arquitetura da cidade) com o dentro (a própria escola), discutindo
o nosso espaço, através de intervenções múltiplas de cada grupo. Vamos esperar.
Carin, não fique desapontada. Nem sempre as temáticas que propomos interessam aos adolescentes mas, se não propormos não saberemos. Ânimo e conte-nos como terminou este plano de aula.
ResponderExcluirabraço
marilda