Na aula do dia 26 de setembro realizamos então o trabalho prático, sendo que a turma havia sido dividida em pequenos grupos ou duplas, nesse dia levei para a sala vários materiais como: tinta, pincel, canetas hidrográficas, régua, folha tamanho A1) e deixei livre para que escolhessem o que utilizar, alguns trabalharam apenas com as canetas, outros utilizaram todos os materiais, pedi para que no desenho pudéssemos identificar alguma característica da música. Alguns trabalhos não secaram, e como não daria tempo para expôr, combinei que os guardaria e faríamos isso na semana seguinte.
No dia 03 de outubro antes mesmo de iniciar a aula já me pararam no corredor pedindo dos trabalhos, quando cheguei na sala, primeiro mostrei um por um, para todos da turma, onde saiu vários comentários do tipo (que show, como fulano desenha bem, parece mesmo com a música), em seguida pedi para que cada grupo ou dupla pegasse seu trabalho e fossemos até o saguão onde colaríamos todos, enquanto ocorria isso uma das alunas com a minha câmera foi registrando tudo. Quando voltamos para sala, passei no quadro o enunciado do trabalho que vamos realizar no decorrer de algumas aulas a respeito de alguma grafiteiro/pichador de Santa Maria. Proposta: pesquisar um grafiteiro ou pichador que
realize(ou) trabalhos na cidade, pesquisa essa que deva constar imagens dos
trabalhos, um pouco sobre a vida e trajetória do artista e qual foi à abordagem
vinculada ao trabalho plástico, essa pesquisa será avaliada através de
apresentação para toda turma e entrega de uma cópia impressa. A expliquei e partimos para a atividade seguinte, solicitei que realizassem uma avaliação da aula, pontos positivos e pontos negativos, sugestões, mas isso ocorreria através de colagens, para isso levei para a sala revistas, tesoura, cola e distribui uma folha A3 para cada um, essa atividade foi até o final da aula, sendo que depois recolhi todos os trabalhos.
Na aula do dia 10 de outubro, retornei com todos os trabalhos e pedi para que formássemos um círculo na sala, que todos ficássemos em pé e distribui todos os trabalhos no chão, de maneira que todos pudessem visualizar, em seguida fui destacando alguns pontos, o que havia concluído e questionei-os para que falassem mais coisas que talvez não haviam colocado através das imagens ou frases no trabalhos, no segundo período havia agendado a sala de informática para que os educandos pudessem iniciar a pesquisa a respeito do grafiteiro/pichador, durante a pesquisa muitos me solicitavam pois não encontravam ninguém, como eu tinha uma lista de alguns, fui dizendo e dessa maneira, todos conseguiram pesquisar sobre a vida, obra e trajetória de algum.
Foto aula dia 03 de outubro:
Jonara, quando vocês comentaram os trabalhos houve referência a questão dos esteriótipos? Creio que sempre é importante lembrá-los de que não há uma única forma/convenção de representar o coração, o sol...
ResponderExcluirabraço
marilda