Gostaria de começar a postagem agradecendo de todo o coração a profª Maria Tereza por ter me ajudado essa semana, ficando com a turma, pois eu estava passando mal. Obrigada por estar sempre bem disposta a quebrar esses imprevistos!!!!
Bom, estamos finalizando a proposta (modificada) do Livro de Contos Macabros da 313.
As últimas duas aulas foram para a criação do conto, ligado sempre a fantasia, e agora somando ao horror, junto com a dark art.
Na primeira aula desta proposta falei um pouco sobre o trabalho da artista visual Gabriela Spricigo, formanda no curso de artes em 2010, aqui na ufsm. Contei um pouco sobre a trajetória dela no atelie, falando que ela era minha colega, a forma como criava seus desenhos, os estudos e um pouco como funciona o curso e como é estar num atelie de artes.
Elmyra in Wonderland (2010)
Escolhi falar dessa artista para eles entenderem como pode ser próxima essa relação com a arte e como é o artista. Essa conversa foi muito legal, pois muitos alunos ficaram curiosos sobre a vida dela, onde ela mora, como foi a formação dela no curso, sobre as tatuagens (já que ela também se tornou tatuadora).
Vampire Corpse Bride (2012)
Aproveitando o gancho que todo o trabalho da Gabriela Spricigo tem esse ar fantasioso, falei com pouco sobre o que já trabalhamos (com a arte fantástica e o surrealismo) e trouxe para a dark art, já proponho a construção desse conto de terror para criar o Livro da turma. Apresentei algumas imagens da artista (o que causou muito interesse na maioria deles, pois muitos me pediram contatos dela), e a partir dai, começamos a escrever os contos.
Muitos já entregaram, e a profª Maria Tereza pegou os que ficaram de levar essa semana na aula. Segunda-feira busco todos para começar a organizar o livro para ser impresso. Pedi também, para os que quisessem, pensar sobre uma imagem para ir no livro, junto ou não com seu conto. Essa imagem poderia ser um desenho, uma foto, uma pintura.... Como eles escolhessem. Estou ansiosa pela última aula. E um pouco triste, pois parece que passou tudo tão rápido.
Escolhi um trecho de um dos contos de dois alunos para postar aqui no blog:
Sonho, seu pior pesadelo...
Numa noite sombria, pessoas de uma cidadezinha calma, dormiam tranquilamente...
Quando a calma daquela cidade foi substituída por gritos desesperados de socorro...
Daquele dia em diante, nunca mais uma pessoa conseguira dormir e sonhar tranquilamente...
Seus sonhos eram aterrorizantes...
Atacados por uma criatura monstruosa...
O que seria?...
Olá Ana Claudia!
ResponderExcluirEstou curiosa para ler o Livro de Contos Macabros da 313. Assim que puder, leve para nossa disciplina do Estágio IV.
Um grande abraço, Vivien.
Me agradam muito os trabalhos da portuguesa Ana Cruz, e do J. Corsentino.
ResponderExcluirAbs,
Lu