A aula de hoje foi a continuação da semana passada. Os estudantes que ainda não haviam terminado seus álbuns, os completaram nesta aula. Alguns alunos já haviam terminado, então, para estes, propus o jogo "imagem e ação". Os dividi em dois grupos para jogar, e quando os outros iam terminando o trabalho, iam se juntando aos grupos. Tudo isso no primeiro período. Foi divertido.
No segundo período, fizemos um círculo para a leitura dos álbuns. Eles tiveram a oportunidade de conhecer os trabalhos de toda a turma e comentá-los. Foi neste momento que encaminhei dois alunos para o SOE. Desde o início das aulas João Marcelo tenta chamar a atenção sempre, fica interrompendo as minhas explicações para delatar os colegas por bobagens (por exemplo: ele pegou minha caneta, sentou do meu lado, ele VAI me incomodar, etc.). Este aluno tem problemas de relacionamentos com o colega Bernardo, e não parou de me chamar para falar cada movimento deste na sala. Até que ele interrompeu uma explicação minha para a turma (que ficou no vácuo). Parei tudo para ver o que havia ocorrido com o João, pois ele soltou um sonoro "Professora, vem ver o que o Bernardo me fez!". Pelo tom de urgência, achei que tinha acontecido algo grave, um xingamento ou agressão física. O que ocorreu, na verdade, foi que o Bernardo juntou do chão uma foto que o Cristian tinha recortado de uma revista (para colar no álbum) e a entregou para o João. Fiquei sem paciência neste momento, pois me cansou ser tão interrompida por este aluno. Pedi para o representante da turma acompanhar ele e o Bernardo para o SOE. Mandei o Bernardo junto para que ele explicasse o que havia acontecido, já que, imparcialidade, não faz parte da personalidade do João. Avisei a Maria Tereza da minha atitude, e no final da aula fomos no SOE para conversar com as professoras. Fui explicar que o Bernardo não havia se comportado mal, apenas fez parte da história, por isso pedi que ele acompanhasse o colega para lá. Me senti na responsabilidade de fazer isso, pois quando os alunos retornaram do SOE, Bernardo tremia muito de nervoso. Arf, ele é agitado mesmo, mas é o meu melhor aluno, não quis que ele se sentisse inseguro na minha aula. Conversei com ele e com o João depois que retornaram. João, como sempre, não aceita ser chamado na razão, e sente-se vítima de TUDO.
Aqui estão as fotos que prometi dos álbuns:
A imagem na capa deste álbum é o que resultou nos dois alunos no SOE:
E aqui é um retrato meu na aula, desenhado pelo Bernardo:
Lu, às vezes, atitudes como a que tomaste são necessárias. São pontuais e delimitam um pouco os espaços. Como lidaste com os estereótipos da casa, do coração? Não sei o que vocês pensam mas...me aprece que é necessário uma mediação.
ResponderExcluirabraço
marilda
Lu, tem fatos que acontecem na sala de aula que mexem com a nossa paciência, tua atitude foi correta, já conversamos sobre isso ontem. Nada pode atrapalhar o andamento maravilhoso da tua aula...Maria Tereza
ResponderExcluirA aluna que faz o famoso "coração", já o tinha feito antes. Tive uma longa conversa com ela, e expandi para a turma sobre este esteriótipo, tentei me fazer entender, mas ela, claramente, me ignorou. O formato dos álbuns era livre, ela fez o coração sem refletir na forma. Creio que ela acha "bonito", e eu acho difícil lidar com esses pensamentos engessados.
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