terça-feira, 13 de novembro de 2012


Discussão do Filme “A invenção de Hugo Gabret”
O que há de semelhança com nosso processo docente?

Atividade:

1º Momento: Elaboração individual de duas perguntas por escrito relacionadas com o filme e o processo docente;
2º Momento: Mistura de todas as perguntas em uma sacola;
3º Momento: Cada componente retira da sacola duas perguntas (de forma aleatória) 
4º Momento: Escolha de uma pergunta para responder pessoalmente e outra para fazer ao colega.
5º Momento: Problematização das questões.

Questões que foram elaboradas e problematizadas pelo grupo:

-Pensando na semelhança com o filme, como você se relaciona com esse lugar com regras e normas, que é a escola?
-“Perder o propósito é como estar quebrado”. Relacione essa frase do filme com a docência.
-Há alguma parte do filme que te faz pensar o oposto sobre a docência? Qual seria este fragmento?
-Pensando na cena das crianças na biblioteca, de que maneira você acha que podemos despertar o interesse dos alunos para a pesquisa?
-Como podemos relacionar os personagens “Hugo” e o “criador do Autômato/ dono da lojinha” com os personagens do nosso cotidiano no âmbito escolar?
-O que é convidar a turma para uma aventura?
-O Hugo busca cada vez mais peças para encaixar no boneco Autômato. Como podemos relacionar nossa caminhada dos planos e do projeto com esta busca?
-Utilizando a estação de trem como certa analogia ao ambiente em que você desenvolve o seu projeto, qual cena/situação ou personagem encontrado no filme que possui maior afinidade com seu processo docente?
-Hugo era perseguido e mal tratado por causa de suas vestes e atitudes. Como saber se aquele estudante mais bagunceiro, respondão, na verdade é alguém que com muita coragem está enfrentando uma situação que não foi de sua escolha?
-Em que situações escolhemos nosso melhor sorriso, como o inspetor? A docência mereceria hoje nosso melhor sorriso?
-O filme acontece na estação, um lugar de passagem. Como você se vê dentro da escola que também é um lugar temporário para você e para o aluno?
-O segurança da estação representa a ordem/regras e o dono da loja de brinquedos vive amargurado com o seu passado. Como pensar o presente/futuro da docência sem destruir sonhos?
-Assim como Hugo Gabret, como nos vemos nos momentos em que estamos sozinhos, tentando buscar a solução de um problema?
-Escolha uma passagem do filme onde o “enfrentamento” se fez presente e relacione com a docência.
-O que podemos pensar em relação ao conceito de “autômato” contrapondo com a noção de autonomia?
-O filme em alguns momentos trata sobre enfrentamento, qual relação se pode fazer com o dia a dia em sala de aula?
-Em uma das cenas, o menino fala sobre “propósito”. Que tudo tem um propósito. Ex: “O relógio tem o propósito de marcar as horas, o tempo.... e assim as pessoas também devem ter um propósito”. Você considera importante um propósito na docência? Qual seria o seu propósito?
-Se o mundo é uma grande máquina segundo Hugo, em que cada humano tem sua “função”, como os “quebrados” podem fazer pensar sobre o processo docente?
-Falar ou não falar, atrever-se ou omitir-se, fazer ou esperar! O inspetor, Hugo e Georges Milles passaram por momentos de desacomodação ou inquietação. Qual é o seu momento? Com o quê?
-A questão da solidão do menino no filme. Será que muitas vezes não nos sentimos sozinhos na escola, mesmo no meio de tanta gente?
-Quais são as palavras-chave que aparecem no filme e te faz refletir sobre a docência?
-Quais as expectativas de Hugo Gabret tem e que faz alguma relação com as minhas?
-Quando o menino diz que conserta coisas, podemos relacionar a tarefa do processo docente? Como? E se não podemos, por quê?
-Onde foi parar o caderno de Hugo Gabret? Tem perguntas que não têm resposta?

Um comentário:

  1. Como o filme nos encheu de questionamentos e como saimos de lá enriquecidos. Valeu muito... Maria Tereza

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