quinta-feira, 29 de novembro de 2012


Contribuição sobre artigo: CORPO, ESCOLA, BIOPOLÍTICA E A ARTE COMO
RESISTÊNCIA

Ao introduzir o texto, a autora nos apresenta todas as ferramentas utilizadas para o enquadramento do corpo “perfeito”, destaca o que vem ocorrendo nas escolas e relaciona com o pensamento de Michel Foucault, sua visão a respeito do corpo.
Destacando como tema prioritário nas discussões ocorridas atualmente, porque corpo magro é visto como saudável? E as doenças que desencadeiam quando se é magro, mas também não possui uma alimentação saudável, anorexia, bulimia, anemia e tantas outras. Não tenho percebido essa preocupação nas escolas, mas que somos diariamente bombardeados de imagens, fotografias que visam o ideal de beleza, ou o que julgam ser saudável, isso não é de hoje, se consideram você uma pessoa magra, sem nenhuma “doença” visível, mesmo assim encontra-se alguma coisa para complicar, e a palavra da moda é o sedentarismo, acha-se que todos devem viver se exercitando como ramisters na gaiola.
A discussão em torno do corpo ocorre desde que o mundo é mundo, e acredito ser mais por assuntos culturais que esses padrões são classificados do que realmente por questões de saúde, bem estar. A escola só se tornou o local onde buscam moldar todos da mesma forma, desde os pontos intelectuais e de pensamento subjetivo, com as disciplinas estanques, como agora nas questões físicas, anatômicas, como em uma de suas crônicas Rubem Alves fala sobre a intenção da escola:

“Reacendeu-se em mim uma antiga convicção de que as escolas não gostam das crianças. [...] Parece que as escolas são máquinas de moer carne: numa extremidade entram as crianças com suas fantasias e seus brinquedos. Na outra saem rolos de carne moída, prontos para o consumo, ‘formados’ em adultos produtivos”.

E frases do tipo “o seu corpo é resultado de suas escolhas”, realmente conseguimos escolher como “moldar” o nosso corpo, temos essa capacidade? Acredito que não se trata de algo muito simples de se controlar.
Com tantas dificuldade, conflitos que a educação veem enfrentando, será que a prioridade necessita mesmo ser essas a respeito de obesidade, alimentação, esse é o principal papel da escola?


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