Dia: 27/08/12
Nesta aula eu planejei trabalhar com duas tirinhas do Calvin e Haroldo, de Bill Watterson. Falei, brevemente, sobre o criador das tirinhas, os personagens, quanto tempo elas foram produzidas (1985-1995) e que até hoje são publicadas, inclusive no Brasil.
Distribuí as HQ e pedi que um aluno lesse o primeiro balão, em seguida vários outros se voluntariaram, e assim, cada um leu um balãozinho. Após a leitura, começamos a discutir a temática das tirinhas: televisão.
Os estudantes responderam perguntas sobre a importância da TV em suas vidas, se já deixaram de fazer outras atividades para assistir TV, quais os programas que mais assistiam, quais os objetivos deles ao assistirem TV, se já refletiram sobre porque os programas são criados, entre outras.
Me surpreendi com as respostas, pois eles assistem vários tipos de programas, e cada aluno tem suas preferências. Não houve uma programação unânime citada na turma, mas todos vêem muita TV diariamente. Alguns assistem documentários, enquanto outros preferem tele-jornais e novelas.
A maioria deles não havia pensado que os programas de TV podem ter intensões maiores que o entretenimento. Dessa forma, discutimos sobre as propagandas que passam durante os programas e o que elas têm a ver com a programação.
Depois da discussão, conversamos sobre como são feitos os roteiros das HQ. Como exemplo estudamos um roteiro das tirinhas de Calvin e Haroldo. Em seguida cada aluno criou um roteiro próprio, com a temática da discussão. Esses roteiros serão reaproveitados mais tarde, quando iniciarmos a construção das HQ da turma.
Estas questões sobre TV e para além de apenas entretenimento é muito bom de ser problematizado, e qualquer hora temos que conversar... sobre HQs... Abraço Luciana... e bom trabalho.
ResponderExcluirVivemos um momento onde a TV, o rádio e a propaganda eleitoral tem invadido nossas vidas. Temos o direito de escolher um momento para visualizá-los? Ou isso não nos diz respeito?
ResponderExcluirabraço
marilda