Na aula de hoje, 03 de setembro de 2012, desenvolvi um planejamento para falar sobre as eleições e sobre a construção dos personagens das HQ.
No início da aula, a professora de espanhol da turma, pediu que eu cedesse os primeiros 20 min de aula, para que a turma realizasse uma avaliação, que deveria ter sido feita na sexta passada. Eles fizeram o teste, recolhi as provas e pedi para que relembrassem o que havíamos feito na semana passada. Muitos falaram, e retomamos, oralmente, como são feitos os roteiros de HQ. Avisei que vamos retomar o roteiro que fizemos na semana passada em outra aula, quando eles desenvolverão os quadrinhos.
Na sequência, comecei a falar sobre os jingles políticos que estão em toda parte pela cidade. Perguntei se eles já se pegaram cantando alguma dessas canções. Todos da turma expressaram as suas opiniões sobre os jingles, que foi unanimemente negativa. Falaram que os detestam, assim como os cartazes, "santinhos" e demais materiais publicitários. Perguntei se eles leem esses materiais, já que a maioria falou que influência o voto dos pais em casa. Eles, no geral, não leem e nem assistem o horário eleitoral. A partir de um relato de um aluno, que foi cumprimentado por uma candidata, perguntei se alguém já havia passado por uma situação parecida. Muitos relataram que receberam atenção de candidatos gratuitamente na rua. E me surpreendi com o relato de um aluno, que disse ter sido abordado por um candidato que pediu seu número de telefone, e falou que ia convidá-lo para uma festa, e que era para ele levar os amigos também!
Dividimos a turma em 6 grupos, e distribuí tirinhas do Luis Fernando Veríssimo "As Cobras". Cada grupo lia a tirinha e passava para o grupo do lado, até que todos haviam feito a leitura das 8 tiras. Eu pensava que seria uma leitura fácil, mas a maioria da turma não tinha vocabulário necessário para entender as falas dos personagens. Muitos reclamaram que não entenderam as tiras, ou as acharam "sem graça nenhuma". Dessa forma, li, coletivamente, cada uma das tirinhas, explicando o vocabulário necessário.
Recomeçamos a discussão sobre as campanhas políticas a partir da temática das tiras. Como eles disseram que ficam a parte das propostas dos candidatos, mas mesmo assim, opinam em casa, pedi que pensassem sobre como as eleições fazem parte da vida de cada um. Entreguei uma pergunta diferente para cada grupo refletir e elaborar uma resposta conjunta. Depois, assim como foi feito com as tiras, cada grupo passava a sua folha para o grupo do lado, que refletia sobre a pergunta e resposta contida na folha e elaborava uma opinião conjunta para o tópico.
Neste exercício eles falaram que o horário eleitoral, apesar de chato, é importante para conhecer os candidatos. A maioria da turma relatou que não conversa em casa sobre política, apenas "manda" seus responsáveis votar no candidato de sua preferência, e no geral, não os agrada jingles e demais propagandas. Se eles fossem candidatos e tivessem que realizar propostas, a maioria iria "arrumar alguma coisa" no seu próprio bairro, como saneamento básico, calçamento das ruas, etc.
Pedi que levem materiais para construção plástica na próxima aula (tesoura, cola, revistas e papéis para recortar, lápis de cor, giz de cera... o que tiverem em casa). Continuarei a sequência deste plano de aula na semana que vem, onde discutiremos sobre as intenções de LFV ao criar "As Cobras", e como são desenvolvidos os personagens de HQ.
É isso aí Luciana, não podemos passar imune as campanhas eleitorais. Qual é a nossa opinião? O que pensamos de tudo o que vemos e ouvimos?
ResponderExcluirabraço
marilda
Oi Lu! Gostei bastante da temática da tua aula, pois mesmo a política não sendo um assunto que 'agrade' muito, tu tá conseguindo fazer com que eles pensem de outra forma sobre isso. Só fiquei curiosa pra saber o que eles vão criar a partir dessas questões. E qual a serie que tu trabalha???
ResponderExcluirBom domingo
Ana Cláudia
É a sétima série. Agora eu vou trabalhar a construção de personagens de HQ, a partir das cobras do LFV, pois tem alguns alunos que já dispararam o famoso "não sei desenhar". Depois, vou pedir que eles façam uma HQ sobre a temática, a partir das discussões das aulas. Quero montar o portfólio deles em forma de Gibi.
ResponderExcluirAbs,
Lu
Acho bem legal fazer o portfólio em forma de gibi, e isso quem sabe ajude aqueles que tanto reclamam que "não sabem desenhar"... Fiquei pensando mesmo se era ensino fundamental, pois tu trabalhou bastante coisa em uma aula e da pra ver que rendeu bastante (dois períodos, mais tempo rs).
ResponderExcluirBjs Lu!
Ana Cláudia