20 de agosto de 2012.
Hoje foi a minha primeira aula na sétima série do Colégio Estadual Coronel Pilar. Cheguei com antecedência e conversei com a professora Maria Tereza, que me mostrou o Colégio e me passou algumas instruções sobre o procedimento de reserva de salas, etc. Entreguei a ela a carta de apresentação do estágio e assinei o livro ponto. Tudo isso antes da aula.
Depois que o sinal tocou fomos buscar os alunos, que ficam esperando o professor em fila para entrarem na classe. A Maria Tereza me apresentou para a turma e eu fiquei sozinha com eles a partir deste momento.
Contei um pouco sobre a minha formação e porque eu gostava de artes visuais, disse que até o fim do ano iremos trabalhar com um projeto de ensino baseado nas HQ. Muitos alunos mostram-se empolgados com as HQ, o que chegou até me assustar um pouco, pois não pensei que tantos iam se interessar, e agora fiquei com a “responsabilidade” de desenvolver planos de aula de interesse para “apreciadores” de HQ.
A fim de que fosse mais fácil para eu memorizar os nomes deles, fiz a dinâmica do “Nome-Adjetivo”: cada aluno fala o seu nome seguido de um adjetivo positivo, o adjetivo deve começar com a mesma letra de seu nome. Em círculo, cada um, antes de falar o seu nome, repete os nomes e adjetivos dos colegas, até que feche a roda.
Logo após pedi que eles respondessem um questionário de interesses, para que eu conheça melhor a turma. Aproveitei o questionário para desenvolver a dinâmica “Conhecendo o colega”. Pedi que eles destacassem do questionário a pergunta no 3, que era pessoal, e que escrevessem mais 5 perguntas, atrás da folha, sobre particularidades, por exemplo: Você tem algum animal de estimação? Você gosta de vídeo game? Etc. Redistribuí os questionários e solicitei que, através de entrevistas (andando pela sala), eles descobrissem de quem era a ficha que estava com eles. Depois de descoberto, eles teriam que fazer as perguntas que estavam atrás da ficha para este colega; ou seja, cada um teve que responder as suas próprias perguntas. Feito isso, voltaram para as suas classes e receberam uma folha em branco. A partir do conhecimento que eles obtiveram sobre os interesses do colega, eles criaram um desenho para representá-lo, mas não podia ser um retrato, deveria ser uma visualidade sobre a “personalidade” do colega. Por último, eles mostravam o desenho e falavam sobre a característica que mais chamou a atenção sobre o outro. Fui recolhendo as folhas e entregando pirulitos para eles. Pedi que voltassem as classes para os lugares originais, e terminou o meu tempo.
Durante toda a aula eles ficaram agitados, mas já esperava por isso, pois as minhas propostas de dinâmicas eram agitadas por si só. Identifiquei uma aluna bem desmotivada, e até cheguei a pensar que ela não tinha me aceitado na turma, mas a Maria Tereza disse que ela é sempre assim, e frequentemente nega-se em realizar as práticas propostas, por vezes contagiando os colegas próximos com o seu humor. Existe, também, um aluno muito agitado na turma, e eu já havia sido avisada sobre ele, assim o “escalei” para ser meu ajudante e o deixei bastante ocupado, e ele se mostrou colaborativo e animado.
Uau! Que blog mais limpinho!
ResponderExcluirBem vindo a todos nós que fazemos parte deste grupo que ousa pensar a docência para além das aulas!
A todos os pibidian@s um ótimo semestre!
marilda
Mas logo será recheado de particularidades de cada um... por isso o deixei em branco... mas não se acanhem ok...
ResponderExcluirE sobre as HQ Luciana, posso lhe passar algo... mas ao longo do semestre nos falamos melhor... Abraço e bem vinda ao grupo =D
Obrigada, e aceito materiais, sugestões e críticas de todos os colegas, pois estou entrando agora e não estou muito familiarizada com o método de trabalho interpretativo, portanto, preciso de ajuda!!!!
ResponderExcluirLuciana